sábado, 1 de setembro de 2012

Personalidade do Bernese

A família que está a procura de uma raça inteligente, dócil, companheira e que valoriza muito a presença dos donos pode ter certeza que o Bernese Mountain Dog vai preencher todos esses requisitos. É uma raça daquelas que não passa desapercebida em um passeio na rua ou parque.
A raça surgiu quando soldados romanos invadiram a Suíça e trouxeram cães da raça Mastiff para guarda e pastoreio. O cruzamento desses cães com os cães pastores da região de Berna, deu origem as raças montanhosas suíças, entre elas o Bernese, cuja função era tração, pastoreio e guarda. Em 1948, o temperamento da raça suavizou e seu tamanho aumentou após o cruzamento com um exemplar da raça Terranova. Este processo culminou com a criação do padrão oficial da raça, publicado pela primeira vez em 1973.
No aspecto geral o Bernese é um cão de grande porte, resistente, equilibrado, inteligente, forte e bastante ágil. A pelagem é grossa e de tamanho médio, podendo ser lisa ou levemente ondulada. É um cão tricolor com dominância da cor preta e manchas ruivas e brancas. O tamanho varia de 64 a 70 cm para machos e 58 a 66 cm para fêmeas e o peso é proporcional ao tamanho e estrutura. A longevidade do Bernese é de 12 a 13 anos.
Os Berneses são sempre alertas, cheios de energia, atenciosos, companheiros e amigos. Eles têm boa índole e não são tímidos. Os Berneses se apegam às pessoas da família e costumam desconfiar de estranhos, no entanto as atitudes agressivas são muito raras.
Embora sejam grandes e desengonçados em relação ao tamanho, os berneses são doces e necessitam de muito contato com humanos, e se dão muito bem com crianças.
Por serem muito inteligentes são ótimos para treinar, aprendem comandos e regras rapidamente. Imagine seu lindo bernese “pequenininho” de 40 kg entrando na sua sala derrubando tudo... Por isso o dono deve preocupar-se com a educação de seu cãozinho. Problemas com os vizinhos por causa de latidos excessivos são raros, porém são bons cães para alarme, embora não sejam considerados cães de guarda.
A socialização é importante tanto com animais e pessoas, porque apesar de serem reservados com estranhos, não são tímidos nem medrosos e, normalmente, interagem com pessoas em diversas situações. Atividade física moderada é suficiente na vida destes cães, e por isso são boas companhias para caminhadas curtas, sendo que os passeios diários são importantes.
Berneses são aparentemente cães perfeitos para qualquer dono, mas com um olhar mais atento, podemos observar que estes não são cães que se adaptam tão bem em apartamento e muito menos para ficar isolado no jardim de uma casa, e precisão de uma área grande para criação. O dono de um bernese deve estar preparado para reservar parte do seu tempo de folga para interagir com o cão, e também estar disposto a deixar o peludo fazer parte da rotina diária da família. Hoje o número de exemplares da raça esta aumentando no Brasil e sua utilização principal é companhia, também sendo usado no pastoreio.
O dono deve estar atento com cuidados básicos de saúde e higiene necessários. Como proporcionar sessões semanais de escovação, banho, limpeza das orelhas, etc. A raça apresenta propensão à displasia, portanto é preciso ficar atento, controlando o peso, que costuma ter grande apetite.
Com essas informações você vai se tornar mais um apaixonado por essa raça maravilhosa.

4 comentários:

  1. Adoro essa raça!!! Tenho uma e se chama Julie♥

    ResponderExcluir
  2. Ownntt... Queria um mas minha mãe não deixa. :(

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei uma cadela da raça Bernese já com 4 meses,simplesmente apaixonei......o nome dela é Quiara!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma de 2 anos, 53kg recomendo, a raça é muito inteligente! Se for ter dentro de casa recomendo tirar tudo que quebre na altura do rabo..kkk um desastre atrás do outro...kkk

    ResponderExcluir

Visão dos cães

Visão dos cães
Visão dos cães