sábado, 1 de setembro de 2012

Personalidade do Bulldog

Buldogue é uma raça carismática que possue inúmeros fãs e muitas participações em filmes, desenhos, comerciais, fotos, como por exemplo: “Tom e Jerry”, “Rio”, “TV Colosso”... As duas raças mais conhecidas são o Buldogue inglês e o francês.
O Buldogue Inglês teve origem na Grã-Bretanha no século 16, e era utilizado para combates sangrentos com touros. Nesta época era mais alto é musculoso. Especialistas acreditam que as raças Mastiff e Pug contribuíram para o desenvolvimento do Buldogue de hoje.
O Buldogue Francês descende do antigo inglês, provavelmente da variedade Toy, que existia em grande quantidade por volta de 1860. Esse pequenos Buldogues ingleses não eram muito apreciados e foram enviados em larga escala para a França. Lá, foram cruzados com várias outras raças e, finalmente, tornaram-se moda nos círculos femininos, sendo reconhecido como raça em 1898.
O Buldogue Inglês é tido como cão de companhia. Seu tamanho pode variar de 31 a 36 cm, o peso é de 25 kg para machos e 23 kg para fêmeas. Seu aspecto geral tem o corpo compacto, sólido, baixo e quadrado, dando impressão de força e decisão. A pelagem é baixa e rente ao corpo, curta, brilhante e lisa. Apresenta tonalidade vermelha, tigrada, branca ou com manchas brancas em qualquer uma das cores, sendo que máscara e focinho podem ser pretos. Vivem em média 8 a 10 anos.
O Buldogue Francês é utilizado para companhia, guarda e lazer, seu tamanho médio é 30 cm e o peso varia de 8 a 14 kg. Porte pequeno, de estrutura compacta, sólida ossatura e bem musculosa. O focinho é curto, de orelhas empinadas. Infelizmente, o Padrão da Raça não é muito específico ao tratar de cores de pelagens e pode abrir margens às interpretações pessoais dos criadores. De modo simples, as cores de pelagem de um Buldogue Francês podem ser simplesmente descritas como fulvo, com uma variedade de marcações e tons possíveis. Longevidade de 11 a 12 anos.
O Buldogue Inglês tem temperamento dócil, tranquilo, fiel e companheiro. Apesar do porte físico sólido e pesado, pode ser um companheiro brincalhão e cheio de energia. É um cão "de boa paz", que se relaciona muito bem com crianças desde que estas respeitem seus limites para a brincadeira, e até mesmo com outros cães, desde que não haja "brutalidade" na convivência. É um cachorro muito silencioso, que late pouco e demanda poucos cuidados com seu pelo curto. A área de criação pode ser pequena, sua necessidade de atividade física é baixa e possuem baixa agressividade.
Boa índole, afetuoso, inteligente, disposto, brincalhão e carinhoso com criança são características do Buldogue Francês. Também é um cão bastante silencioso e late pouco, necessita de poucos cuidados com seu pelo curto, assim como seu xará inglês. Pode ser criado em um espaço pequeno, como apartamentos, e demanda uma atividade física moderada. Possue agressividade média e o proprietário deve ter atenção no contato com outros cães.
A manutenção e problemas são parecidos nas duas raças, eles precisam estar sempre em local arejado e fresco, não podendo em hipótese alguma ficar com muito calor. A troca de calor é feita pelos cães através da salivação e do focinho, e como cães com a “cabeça achatada” tem um focinho muito curto, ficam prejudicados neste quesito. Podem ter problemas de ouvido e é bom estar atento às rugas da face, limpando-as com frequência, sendo que pode ser feita com soro fisiológico e algodão. Tome cuidado para não deixar o local úmido, por isso seque bem. A maioria não consegue nadar, por isso, o melhor é não incentivá-lo, pois Buldogues não são cães ligados à água, como os retrievers, por exemplo. Criá-los no quintal também não é uma boa opção, pois é uma raça que além de ser apegada ao dono, não lida bem com mudanças climáticas. Geralmente roncam como todo cão de focinho chato, esteja preparado para isso. Não é preciso tosá-los. Para as fêmeas parirem, muitas vezes é preciso fazer cesariana, pois a cabeça dos filhotes é muito larga para sair no parto natural.
Lembrando que, principalmente o Buldogue inglês, são cachorros que têm a fama de teimoso, só fazendo as coisas na hora que quiser. Em relação ao treinamento, são raças que não se destacam muito, porém podem perfeitamente aprender comandos básicos e serem bem educados.
Enfim, os Buldogues, tanto inglês quanto francês, são raças que podem perfeitamente combinar com o seu estilo de vida e proporcionar momentos inesquecíveis a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visão dos cães

Visão dos cães
Visão dos cães