sábado, 1 de setembro de 2012

Personalidade do Labrador


O labrador é um cão conhecido e querido em todo o mundo, tanto que já foi até estrela de filme, com seu jeito descontraído e brincalhão. É um típico cão de família, mas o que muitos não sabem é que essa raça originária da Ilha de Terra Nova, no Canadá, é um verdadeiro cão de trabalho. Do mesmo tronco étnico do cão Terra Nova, inicialmente, o animal era utilizado pelos pescadores para puxar as redes de pesca até a terra e buscar objetos dentro d’água. Além de sua capacidade de trabalho, era também admirado pela sua pelagem lisa e prática, impermeável, ideal para exercícios aquáticos. Por isso, foi levado ao Reino Unido, onde era utilizado com cão de caça, buscando aves abatidas e, anos depois, difundiu-se pelo mundo.
Por conta de seus antepassados trabalhadores, o labrador é um cão cheio de energia e precisa de muita atividade física diária, sendo a companhia ideal para quem gosta de se exercitar!
Passeios, brincadeiras e treinamento de obediência podem ajudar o cão a se adaptar melhor em casa, fazer menos bagunça e suprir sua necessidade de exercício físico. Estes pets gostam bastante do contato com pessoas, o que facilita o treinamento e faz deles ótimos candidato a trabalhos nobres como cães-guias, cães de busca e farejadores. São ótimos com crianças, brincalhões e divertidos, e também são extremamente sociáveis com outros cães. Contudo, essa personalidade brilhante deve-se não só à genética, mas também ao manejo e sociabilização do cão.
Labradores podem estar sujeitos a uma condição genética chamada displasia coxofemoral, que pode ou não apresentar sintomas. Por isso, na hora de comprar um filhote é importante conhecer o criador e os pais, e se certificar de sua condição física. Por conta de seu porte robusto e forte, é necessário controlar a alimentação, mantendo-o no peso ideal, pois tem uma tendência a obesidade. O labrador apresenta três cores padrão: amarelo, chocolate e preto. Sua pelagem é de fácil manutenção, requerendo banhos e escovação.
Verdadeiros cães de família ou prontos para o trabalho, a verdade é que o labrador é uma raça adorável e divertida, carinhosa e amigável com certeza conquista a todos por onde passa!

3 comentários:

Visão dos cães

Visão dos cães
Visão dos cães