sábado, 1 de setembro de 2012

Personalidade do Boxer

O boxer não é um daqueles cães da "moda"; não é tão comum atualmente encontrar nas ruas exemplares dessa raça tão simpática. Porém, aqueles que a conhecem garantem que não há companheiro melhor.
Um dedicado guardião da família, porém sem traços exagerados de agressividade, o boxer é um ótimo cão de guarda, latindo e dando alertas, mas sem exageros. É bastante apegado aos membros da família, e um ótimo companheiro de brincadeiras com crianças, devido ao seu espírito divertido e ativo. É um cão de porte médio, porém extremamente robusto e musculoso, e por isso deve ser observado de perto durante suas brincadeiras com os pequenos. O ideal é que se adestre o filhote com os comandos básicos desde o início, para melhor controle desse brincalhão desajeitado. Sua natureza sociável o torna interessado nas pessoas, o que facilita seu treinamento. É um cão bastante inteligente, inclusive ocupando a 48ª posição no ranking do especialista Stanley Coren, no livro "A Inteligência dos Cães".
Por conta de seu porte médio e facilidade do tratamento de sua pelagem curta e prática, é um cão que se adapta bem em diversos ambientes, porém é bastante ativo e atlético, e precisa de grande quantidade de exercícios físicos e brincadeiras. Isso o torna ideal para famílias com crianças e pessoas esportivas, que desejam um companheiro incansável.
O boxer é um cão que inspira cuidados no quesito saúde. Pode ser acometido por diversos tipos de tumores, problemas cutâneos e cardíacos. Também pode ser vítima de displasia coxofemoral, uma condição genética. Para evitar esses problemas, o ideal é sempre conhecer o canil de onde vai adquirir o filhote e checar a saúde dos pais.
Quanto à sua origem, o boxer é originário da Alemanha, proveniente do cruzamento de raças de cães caçadores de grandes animais (raças já extintas, como o Bullenbeisser e o Baerenbeisser) com o conhecido Bulldog Inglês, no intuito de produzir um cão robusto mas elegante. Os cruzamentos visavam definir no cão boxer as cores loura e dourada, excluindo o branco típico do Bulldog, e também a robustez excessiva. Com o cão no padrão parecido com o que conhecemos hoje, no final do século XIX, foi fundado em Munich o primeiro clube do boxer, firmando assim a popularidade dessa raça.
Falando em padrão, as colorações do boxer aceitas como padrão são o castanho e o dourado. Pode também ser tigrado, e a coloração branca só pode ocupar 1/3 do corpo. Por isso, boxers totalmente brancos, ou brancos com pequenas manchas não são aceitos pelos clubes e não recebem certificação. Os olhos do boxer sempre devem ser escuros e brilhantes, e eles geralmente são prognatas (tem a mandíbula deslocada à frente da maxila). O tamanho não é tão decisivo para descrever o boxer, porém ele deve ser robusto, forte e proporcional.
Uma última curiosidade: não existe uma história oficial sobre a origem do nome "boxer", porém o que se especula é que o nome tenha surgido por causa da incrível habilidade dos cães dessa raça de brincarem entre si utilizando somente as patas dianteiras, como se desferindo golpes de boxe. Talvez isso reforçe sua qualidade atlética, mas com certeza o boxer é muito mais do que isso; é um cão dedicado, divertido e muito família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visão dos cães

Visão dos cães
Visão dos cães