sábado, 1 de setembro de 2012

Personalidade do Rottweiler

O Rott tem uma maneira bem característica de marcar seu território, descrevendo círculos em torno da propriedade a ser vigiada. Caso um estranho "invada" seu território é imediatamente barrado pelo cão. Não é um cão traiçoeiro nem desnecessariamente agressivo. Antes de atacar dá sinais claríssimos de sua intenção, oferecendo assim oportunidade do invasor retroceder antes do ataque. Essa característica é marcante de sua forma de guarda e garante aos proprietários grande tranquilidade e muitas vezes sequer percebem que alguém tentou invadir a casa.

Inteligente, tem faro apurado e boa memória, o Rottweiler tem um amadurecimento mais tardio do que cães de outras raças, sendo considerado adulto após os 2 anos de idade. É normalmente calmo e sereno, impondo-se pela confiança que demonstra ter e por seu histórico destemor.
Os filhotes devem ter pelos brilhantes, olhos vivos e nenhuma espécie de secreção no nariz. Como todo filhote, são brincalhões mas exigem do dono uma postura forte, uma vez que o Rottweiler precisa ter bem claro quem é o líder da casa. Com o objetivo de evitar problemas de temperamento futuros, como a agressividade excessiva, deve-se socializar o filhote, permitindo que estabeleça contatos com as visitas e com outros cães. Segundo o novo padrão da raça, os filhotes não devem ter mais sua cauda amputada.

Para fazer uma boa escolha na hora de optar por filhote procure sempre observá-lo durante alguns minutos para verificar se não é medroso e se tem boa audição (estale os dedos e veja se ele procura a fonte do som). Evite adquirir filhotes de rosnem ou chorem caso sejam pegados, o que pode indicar desvios de personalidade (agressividade exagerada ou temor).

Os filhotes têm certa tendência à gastroenterite - inflamação do intestino e do estômago e que causa diarréia e vômito. O único meio de prevenir seu aparecimento é manter o esquema de vacinação em dia e observar as regras básicas de higiene do canil.

Sendo um cão de porte grande, precisa de espaço para fazer exercícios constantes e sentir a presença do dono, não sendo recomendável que fique "trancafiado" e/ou isolado por longos períodos, sob pena de tornar-se um cão instável. Deve passar por adestramento básico de obediência (recomendável a partir dos seis meses).

Sua pelagem curta não requer grandes cuidados por parte do seu proprietário, mas recomenda-se escovações regulares (semanais) para afastar o perigo de pulgas e outros parasitas que podem causar alergias, além de estimular a oleosidade natural e retirar os pelos mortos.

2 comentários:

  1. Nossa acho muito shwoo. Godtaria muito de ter um goostaria de saber o valor de um filhote

    ResponderExcluir
  2. Ah gente que gracinha esse da foto, uma fofura só.
    Muito bacana seu blog e as informações que você tratou aqui, bem legal mesmo, parabéns!
    Em meu site eu também conto um pouco sobre cada raça e sua história, de onde vieram, como surgiram e muito mais. Dá uma olhada depois, pode te ajudar a tirar alguma dúvida.

    ResponderExcluir

Visão dos cães

Visão dos cães
Visão dos cães